Skip links
curado papel 3

Qual a diferença entre um Queijo Curado e um Queijo de Cura Prolongada?

Os queijos são manjares deliciosos e versáteis, com uma variedade quase infinita de sabores, texturas e aromas. 

E um aspeto importante que influência todas estas características é o tempo de cura de um queijo, principalmente se estamos a falar do queijo da Serra da Estrela.

Agora, como posso facilmente distinguir estes dois queijos, uma vez que são ambos curados?

Queijo Curado da Serra da Estrela:

O queijo curado é aquele que passou por um processo de maturação de pelo menos seis meses. Durante esse período, o queijo desenvolve uma textura mais firme e um sabor mais intenso em comparação aos queijos mais jovens. A cura permite que a umidade do queijo diminua, resultando numa pasta mais seca e consistente.

Queijo da Serra da Estrela de Cura Prolongada,

Queijo Velho ou Queijo Corno:

O queijo de cura prolongada, ou queijo velho, é maturado por um período superior a nove meses, frequentemente a chegar aos doze meses ou mais. Este processo mais longo de cura intensifica ainda mais o sabor, a textura e o aroma do queijo. A pasta do queijo torna-se ainda mais densa e seca, e o sabor pode-se tornar muito mais complexo e profundo.

diferença entre queijo curado e queijo de cura prolongada (3)
diferença entre queijo curado e queijo de cura prolongada (5)

A Cor da Pasta

A cor do queijo pode variar entre lotes, especialmente se um lote for do final do período de cura e outro do início. Além disso, o tempo prolongado de cura permite que o queijo desenvolva uma cor mais intensa e escura. Isto ocorre porque os queijos curados têm um processo de produção diferente e são comercializados após longos períodos de maturação. Este simples facto torna a acessibilidade a estes queijos mais difícil, uma vez que nem todas as queijarias investem neste processo moroso.

Mas, se é apreciador(a) do sabor intenso dos queijos de cura prolongada, mas só tem acesso a queijos mais jovens, pode tentar amadurecê-los em casa. Aqui estão algumas dicas simples para continuar o processo de cura em casa.

Guia para amadurecer o seu queijo em casa:

1.      Retire o queijo curado do vácuo e coloque-o numa superfície lisa e seca, como uma tábua de madeira.

2.      Armazene-o num local fresco e arejado.

3.      Vire o queijo uma vez por dia.

4.      Passe gordura na casca do queijo uma vez por semana (preferencialmente azeite) com um guardanapo.

5.      Na eventualidade de aparecer algum bolor residual, limpe com um guardanapo com vinagre.

Dica de “expert”:

Durante este processo, pode ir consumindo o queijo aos poucos e observar as mudanças na sua consistência, textura, aroma e sabor.

Esta prática dá-lhe a oportunidade de provar e experienciar as nuances de um queijo nos diferentes estágios de maturação, principalmente se é um verdadeiro apreciador(a).

E aconselho que pergunte sempre onde costuma comprar o seu queijinho, porque muitas vezes é possível que consigam arranjar um queijo velho ou queijo corno. Mas, pode sempre falar connosco porque privilegiamos este processo na nossa queijaria. 

Espero que este artigo tenha esclarecido a diferença entre um queijo curado e um queijo de cura prolongada, e que possa aproveitar ainda mais as delícias provenientes da região demarcada das encostas Serra da Estrela!

Ana

Nota:

Se tem curiosidade em explorar mais, sugiro:

  • a temperatura ideal de consumo do seu queijo aqui.
  • onde armazenar o seu queijo aqui
  • e 3 conselhos simples para cuidar do seu queijo como um mestre aqui.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência