Escusado será dizer que aqui somos amantes de queijo e que todas as oportunidades são poucas para degustar este manjar e outras delícias da nossa cozinha portuguesa. Todas as reuniões em família ou com amigos são sempre excelentes desculpas para nos sentarmos à mesa e criar momentos únicos, que irão perdurar nas nossas memórias.
Mas, sempre que chegava a casa ficava na dúvida de como armazenar e manter o meu queijo da forma mais adequada, para preservar todo o seu sabor e aroma deliciosos. E em conversa com amigos e conhecidos todos espelhavam a mesma dúvida e poucas certezas. Embora com um consenso geral: Sem queijo é possível viver, mas a vida seria um bocadinho insossa.
Agora vamos lá ao que interessa. Depois de alguma pesquisa consegui reunir alguma informação que considero importante, mas que transformei em dicas simples e rápidas, que vão ajudar a cuidar do seu queijo e a desfrutá-lo sem preocupações.
Qual o melhor local para guardar o meu queijo?
Frigorífico, despensa ou adega?
A primeira regra de ouro é eleger cuidadosamente um lugar fresco e arejado.
Se possível, escolha um local sem variação de temperaturas, longe de fontes de calor e humidade, como perto da janela ou do fogão.
Certifique-se igualmente que o local está limpo e livre de odores fortes, pois o queijo pode absorver facilmente esses odores e por consequência alterar o seu sabor.
Qual a temperatura ideal para o meu queijo?
Segunda regra de ouro: O queijo pede frigorífico no tempo quente e o oposto no Inverno, mas cada queijo tem uma temperatura ideal de conservação.
Queijos de pasta dura como o curado ou curado velho, devem ser mantidos entre 8 e 12 graus. Já os queijos de pasta mole como o pouco curado ou amanteigado, conservam-se melhor em temperaturas mais baixas, entre 4 e 8 graus. Em caso de dúvida aconselho a verificar a temperatura recomendada pelo produtor antes de guardá-lo.
No nosso caso o queijo nunca dura muito tempo cá em casa, mas se não for o seu caso é importante lembrar que este é um alimento perecível, tem validade e não deve ser mantido no frigorifico por muito tempo, pois pode alterar o seu sabor e textura. Futuramente irei explorar mais esta questão e outras sugestões que tenha, por isso se tiver interesse é só acompanhar por aqui.
Espero ter ajudado a encontrar a melhor solução, para que consiga preservar a perfeição do seu queijo de forma correta.
Até já!
Ana