Skip links
Queijos Sabores

Queijo fresco por mais tempo? Siga este passo a passo para escolher o recipiente perfeito para o seu Queijo.

Imagine-se a chegar a casa com um belo queijinho que acabou de comprar ao Sr. Rui, escolhido especialmente para si e pronto para ser degustado no jantar de logo. Só de pensar nessa iguaria até cresce água na boca…

Cá em casa simplesmente não conseguimos resistir, então pouco ou nada sobra para ter uma grande preocupação de como melhor armazenar o queijo. Mas, esporadicamente lá sobra um bocadinho, que tratamos com a maior das irreverências, pois é importante que o sabor e aroma irresistíveis do nosso queijo, sejam preservados da melhor forma possível. Para o seu queijo ser armazenado corretamente aconselhamos que primeiro escolha o tipo certo de embalagem para o seu queijo, mas também a que mais lhe convém.

Como proteger de forma correta o meu queijo?

Se gosta de descomplicar como nós e o seu queijo veio numa embalagem própria, ótimo! É apenas mante-la, como o caso do queijo que já compramos ralado e os queijinhos para os mais pequenos.

Mas, nem sempre o queijo vem protegido ou a embalagem pode não permitir ser reutilizada e nesse caso necessita de outras soluções.

amanteigado premium 2

Pode optar por papel de alumínio, papel vegetal ou película aderente, normalmente associadas ao queijo de pasta semidura e dura. Como são pastas mais firmes o papel e a película adaptam-se bem e facilita o manuseamento do queijo.

Conselho de “expert” 1:

Mas lembre-se de não abraçar demasiado o queijo, para evitar que o queijo crie bolor.

Se preferir, pode guardar o seu queijo num recipiente hermético, normalmente cúmplice do queijo de pasta semi-mole e mole. No caso destas pastas que só mantém a pasta uniforme quando o queijo ainda não foi aberto, este recipiente é o ideal depois do queijo aberto, uma vez que o seu queijinho aqui não vai a lado nenhum.

Conselho de “expert” 2:

Mas, fique atento aos queijos amanteigados, que precisam de oxigênio para não fermentar e criar um odor desagradável.

Por fim, no caso dos queijos fatiados que os mais pequenos adoram e os adultos prezam a sua praticidade para o dia a dia, aconselhamos também o recipiente hermético. Uma vez que vai servir-se mais que uma vez por dia, logo tem uma durabilidade maior que o papel ou a pelicula.

Outra opção que tem disponível são as queijeiras que foram desenvolvidas para guardar queijos, como o próprio nome indica. Existem versões em madeira, porcelana ou até mesmo acrílico e apesar de serem populares para uma apresentação bem cuidada à sua mesa, há versões que não são muito práticas.

Conselho de “expert” 3:

Mas, lembre-se isto são sugestões simples e o mais importante é o que funciona para si e o que tem disponível para usar em casa.

Aliás, se for um bocadinho distraído pode optar pelo papel vegetal independentemente do tipo queijo que tiver em casa, uma vez que esta opção permitirá o seu queijo respirar e mante-lo protegido.

E para si? Qual o recipiente que melhor funciona e porquê? Como costuma fazer no seu dia a dia?

Espero ter ajudado com estas dicas simples, resta agora desfrutar do seu queijo acompanhado de boa companhia, um bom vinho e pão fresquinho.

Bon appétit! 

Ana

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência