Dentro do mundo dos queijos como pode imaginar existe uma grande variedade de queijos e cada um tem as suas particularidades e variações. Portugal em comparação a países como França ou até mesmo Itália pode não ter tanta variedade, mas a qualidade é sem dúvida incontestável.
Desde pequeninos sempre ouvimos dizer que “gostos não se discutem”, mas a verdade é que vivemos para momentos de convívio com a família e amigos e de preferência à mesa.
A vida é boa! E a vida é sem dúvida mais deliciosa com o nosso queijinho preferido prontinho para ser degustado. E a pensar nestes momentos que anceia e para o libertar de qualquer dúvida, que reuni estes conselhos simples para que possa degustar deste manjar dos deuses.
Um queijo que tenha estado no frio é importante deixá-lo à temperatura ambiente antes de consumi-lo, uma vez que isso permite que o queijo atinja a temperatura ideal e desenvolva todo o seu buquê e textura.
Mas afinal, qual a temperatura ótima para servir o seu Queijo preferido?
Os queijos de pasta mole e semi-mole pulsam o seu maior sabor ao serem degustados entre os 18 e os 20 graus celsius.
Enquanto que os queijos de pasta dura ou semidura apresentam o pico do seu sabor vibrante entre 22 e os 24 graus celsius.
Conselho de “expert” 1:
Uma dica prática se estiver com dificuldade em “sentir” a temperatura e tiver em mãos um queijo maior, pode cortá-lo em fatias e deixá-lo à temperatura ambiente, durante alguns minutos antes de servir.
Conselho de “expert” 2:
Observar a sua textura também lhe pode dar uma boa ideia, uma vez que o queijo tende a “suar” ligeiramente. E esta reação permite-lhe avaliar se os buquês estão a ser libertados gradualmente.
Só estes pequenos passinhos farão toda a diferença e ajudará a potenciar o sabor e textura do seu queijo.
Lembre-se que de Verão é normal que tenha de recorrer ao frigorífico para conservar o seu queijo, mas de Inverno o queijo já prefere um local fresco e arejado. Logo é muito importante que primeiramente o seu queijo seja bem cuidado antes de chegar à mesa.
Se tem interesse neste ponto pode ler mais aqui!
O próximo artigo será como escolher o recipiente ideal para o seu queijo e posteriormente partilharei mais dicas, por isso se quiser manter-se atualizado(a), considere subscrever a nossa newsletter. Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.
Espero ter ajudado e que a única coisa que esteja a pensar de momento é em experimentar o próximo queijo, para descobrir os seus favoritos!
Aproveite cada momento de degustação e desfrute do seu queijo ao máximo, mantendo-o fresco e saboroso.
Bom Apetite!
Ana